sábado, dezembro 31, 2011

O ultimo

Como se comportar no ultimo dia do ano? A gente acorda diferente? Deveria acordar? Vejo pessoas fazendo planos para o dia, um almoço, um jantar, um encontro com os amigos. Alguns ja amanhecem o dando adeus ao ano que ainda esta respirando. E o dia amanhece com sol timido, encoberto por entre nuvens, mas com cara de dia normal. Seria mesmo o ultimo dia do ano um dia especial? Ontem estava a pensar a respeito do ultimo. Mas do ultimo qualquer coisa. Aquele ultimo consciente, premeditado, intencional. Será que isso inspira um capricho a mais? O ultimo por do-sol, o ultimo banho de mar, o ultimo telefonema, a ultima viagem, a ultima aquisição, o ultimo adeus. Este ano dei alguns "adeus" sem saber que seriam os ultimos, mas quem o saberá? A gente começa a fazer promessas, muitas vezes estranhas e sem sentido. O ultimo pensamento, por exemplo. Hoje é a ultima vez que penso nele, hoje é a ultima vez que penso em fazer este absurdo. Hoje é a ultima vez que permitirei que estas lembranças me invadam pensamento. Ja fiz diversas ultimas coisas do ano sem saber que estavam ali, sendo as ultimas de fato. O ultimo abraço, a ultima experiencia do sabor. O ultimo telefonema. A ultima vez que vesti aquele vestido florido, que o vento ameaça levantar quando passa. A ultima vez que caminhei por aquela calçada. Hoje quero dar o ultimo mergulho no mar do ano, ja que as águas quentes da Bahia tornam este mergulho mais agradável. Eu, mesmo sem querer, comecei a elaborar uma lista na minha cabeça das coisas que pretendo realizar e abandonar ano que vem....não sei se vale a pena escreve-las. Hoje é o ultimo dia que digo que tenho 29 anos, e o que significa trocar de idade? A gente amanhece mais maduro simplesmente por que um ciclo se fechou? E o que muda no universo quando a mudança do calendário compreende também a mudança no ultimo digito que compõe a data? O sol continua lá, no centro de tudo, ou pelo menos de tudo que conheço. O amor aos meus permanece lá, no centro do peito. As memórias continuam lá, algumas vão se tornando menos centrais. E esse meu EU, poderia ficar mais periférico também. De que maneira eu poderia me doar, meu Deus?!! A chegada de um novo ano é uma ótima desculpa para começar, como aquelas dietas que sempre são aguardadas para começar na segunda-feira. Mas essas promessas vão se dissipando à medida que o calendário vai virando a folha. A gente se surpreende com as coincidências ou sincronicidades da vida. "Poe teu barco no grande rio e deixai-o mover-se". Eu não quero promessas para 2012 e quero esquecer que hoje é o ultimo dia do ano. Meu banho de mar será mais livre, o meu trintar mais tenue e a minha vida mais amor....

2 comentários:

Ira disse...

Cinthia, querida: Feliz Ano Novo! Desejo que 2012 te traga muitos novos sonhos para compores o teu filtro. Como sempre, vêm lágrimas aos olhos quando leio o que escreves. Te acho uma pessoa sábia mesmo com a tua pouca idade, não importa quantos anos estejas contando pelo calendário. Foi uma grata surpresa te conhecer (estava esperando para olhar tua carinha e te dar um abraço, mas ainda não foi desta vez, paciência!. Uma das coisas que mais gosto na vida é aprender sempre, aproveitar todas as oportunidades para isso. E muitas coisas aprendi com a minha filha, ou através dela. Beijocs. Iracema

Arthur disse...

"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante vai ser diferente" C. Drumond de Andrade.

Feliz ano novo, cunhaaa!!! E, onde quer que esteja, feliz aniversário!! Beijo grande.