sexta-feira, outubro 15, 2010

O que é que eu posso fazer se estava pensando nestas coisas todas???

Em Greenwich - aquele do meridiano - lembro de ter visto dezenas de relogios de pendulo. Relogios me fazem lembrar Isaac Newton, ou Renne Descartes. Talvez por causa do livro de Frijoft Capra, quando ele fala de mecanicismo, cartesianismo, holismo, mecanica, fisica quantica, materia, energia, conexoes...O que me remeteu aos relogios em Greenwich foi magnetismo. O magnetismo peculiar que cada lugar possui, o magnetismo que cada pessoa, de forma singular, tem. Por que eu me sinto tao bem em um determinado lugar e, estranhamente, tao mal em outro? Qual sera o lugar que sintoniza o meu magnetismo com o seu? O que significa, pra mim, a energia daqui ou de acolá? Energia, nao no sentido "ühu, que viagem, paz e amor....". Nao, energia como Einstein descreveu (E=mc², se é que voce precisa de ciencia para acreditar). Nao sei por que estou escrevendo sobre isso. Talvez por que hoje conheci um engenheiro da computacao espanhol que trabalha no acelerador de particulas em Genebra (UAU!!!!)

Ha uns dias atras estava pensando em o quao estupida fui de ter tido a oportunidade de conversar mais com dois iranianos que estudavam na minha sala de ingles e nao te-lo feito. Por que estupida?? Por que quando ouco o nome Irã, parece que ele esta codificado em meu cerebro como "Ira-iraque", uma palavra so, em funcao da, relativamente, recente guerra entre os dois. Podia ter experimentado mais para perguntar sobre a experiencia deles neste periodo, das suas familias, seus amigos. Onde estavam, o que faziam, o que sentiam...mas tudo bem, passou...

Sim, e o relogio? O meu marca agora 21:32, talvez um horario diferente daquele de Greenwich (meu relogio esta sempre 7 ou 10 minutos adiantado). Mas o relogio...o magnetismo do relogio surgiu na historia por que lembrei que Paulinha me perguntou se o Brasil é o meu lugar. Nao sei. Nao posso afirmar que sim. Nao posso afirmar que nao. Tenho apenas experimentado lugares, para sentir o magnetismo de cada "la", descobrir o que me atrai, como o ima que aglutina as moedas no balcao de atendimento da agencia do Banco do Brasil.

O turco (Volcan), que esta aqui no quarto, me perguntou se eu era escritora e o que era que eu tanto escrevia. Parei de escrever o que estava fervilhando na minha cabeca para tentar-lhe explicar os pensamentos que me impulsionavam a escrever. Ele me perguntou se eu acreditava em feelings. Sim, acredito. Eu acredito no amor. Acredito no ódio. Acredito na alegria. Acredito na aflicao. Acredito nesta energia que une (ou nao une) as pessoas que pulsam (ou nao pulsam) na mesma pulsacao. Gosto da visao poetica de Frei Beto quando ele diz que somos "fragmentos de estrelas", que somos feito de "poeira estelar" e isto talvez explique por que simpatizamos tanto com uma pessoa, é por que reconhecemos nela fragmentos da mesma estrela que compoem o nosso eu.. Ele nao dizia exatamente com estas mesmas palavras, mas fez este comentario ao explicar sobre a explosao das supernovas. (indico este livro "A obra do Artista", que tambem fala dos aceleradores de particulas, tipo aquele em Genebra, onde trabalha o espanhol).

E o relogio continua atualizando a hora. Isto por que a Terra nao para de dar voltas em torno de si mesma e em torno do sol. Isto é o tempo. Indissociavel da nocao de espaco.. Agora marca 21:49, e eu continuo ávida por experimentar os diferentes magnetismos de cada pedaco de espaco deste mundo tao vasto de meu Deus. Magnetismo incrementado pela enrgia que flui das pessoas que se movimentam. Das que acordam de manha para ir ao trabalho. Das que permanecem dormindo em funcao do cansaco. Das que gritam com seus companheiros. Das que estendem a mao. Das que choram. Das que sentem paz. Por um momento pensei que me perder em Rodez poderia significar me encontrar, mas nao, magneticamente falando, aquele nao eh o meu lugar. E qual é o meu lugar no mundo? Qual é o meu lugar na vida das pessoas que me cercam? Daquelas pessoas nas quais penso cada dia, e mais intensamente nesta viagem. Meus amigos lindos. Pessoas que possuem nelas fragmentos das mesmas estrelas que me originaram. Sim turco, eu acredito no amor. É amor que eu sinto por todas elas. E também por Mirian, por Israel, por Thays, por Iris, por Clarina, por Bia, por Tobby, por vo Vanilda, vo Pedro, vo Carmelita, vo Juvenal, e todos os membros da familia Barbosa, da familia Medrado e todas as outras pessoas, cujos nomes nao citei aqui, mas que borbulham na minha cabeca feito um turbilhao.

O relogio naquele sabado marcava algo em torno de 19:00. Era hora de encerrar o meu plantao. Neste dia eu estava la desde as 14h para cuidar do meu avo enfermo, que ja nao fazia nada sozinho. Confesso que estava um pouco atribulada com o trabalho que levei pra fazer em casa (bendita NR-13). Nao fiz naquele dia nada alem das obrigacoes. Cumpria os horarios da comida, da água, da urina, dos remedios. E ele permanecia la, imovel, dormindo. Sem falar uma palavra sequer. Mas quando o relogio marcou 19:00 (ou alguns minutos mais) eu arrumei minhas coisas, dei-lhe um beijo na testa e disse tchau. Pra minha grande surpresa ele segurou a minha mao e disse "obrigado". Obrigada por que, meu avo? - retruquei. "Por cuidar de mim". Lagrimas nos olhos, claro!. Ele me disse obrigado logo no dia em que eu nao estava inteiramente ali. Eu sequer imaginava que ele notara a minha presenca. Esta foi a ultima coisa que escutei-lhe dizer antes de morrer, uma semana depois. Agora, 22:06, eu me pergunto: Será que eu realmente estou aqui??? O turco tambem me perguntou o que eu sentia agora (agora quer dizer ha alguns minutos atras). Minha resposta indubitavel foi: PAZ! Agora eu sinto paz! Talvez originada pelo magnetismo da Leidsekruis Straat, numero 14, Amsterdam-Holanda-Europa-Terra-Via lacta...talvez por todas as coisas que tenho experimentado por onde passei. E para que serve isso?? Eu vou me transformando, nao saberia explicar. O tempo que perdi, o tempo que ganhei... Ah, o pendulo do relogio...Charlin Chapling fazendo cinema mudo e eu percisando de um mundo de palavras pra dizer QUE ESTRANHO E FASCINATE É VIVER!

6 comentários:

Isa disse...

Nhai, chorei.
Bonito, muito bonito. Assino em baixo de tudo. Entendo, concordo, sinto.
Parabéns, fragmento.

Mathaus disse...

Isso é felicidade prima, é isso aí. Cada uma tem que seguir o sonho para ser realizado, seu avô esta la em cima vendo vc ser Feliz e ele te agradece, está numa paz como vc está sentindo. Teamoo!

Anônimo disse...

Paz! fiquei feliz ao saber que lembra de meu pai nesse dia. Tenho certeza que ele também lembra de ti com carinho. Quem amamos jamais esquecemos, pois embora não estejam fisicamente presentes, ficam no nosso âmago para onde formos.
Grata pelo presente. Deus te abençoe.
Tia Tânia

Rafael disse...

Minha prima.. que lindo, te amo!!!!

Anônimo disse...

Oi Cintia tudo bem?
Meu nome é Eduardo e sou colega de seu pai no trabalho. Ele me contou sobre sua aventura ao redor do mundo e me deu o endereço do seu Blog.
Eu gostaria de parabenizar você. Em minha vida eu sempre ouvi falar más nunca conheci (ainda que seja via blog) uma pessoa com um espírito livre a aventureiro igual ao seu. Suas narrativas são empolgantes. Imagino que voC~e quando retornar deveria reunir esses e outros registros em um livro.
A propósito, eu outro dia tirei uma foto de seu pai zaindo de zero hora, dentro do ônibus e disse que ia mandar para você. más eu não achei o seu e-mail. Se vc quiser, a foto, mande o seu e-mail para jeps2099@hotmail.com, que eu te mando a foto.
Até mais,
Alea jacta est
Eduardo

Unknown disse...

Valeu Eduardo,
Nessa foto devo estar "zarolho" de SONO.
Un forte abraço,
Israel Medrado