sexta-feira, agosto 20, 2010

Mompox - Colombia


Alguns guias de viagem dizem que nao vale a pena ir ate lá. Outros, nem o citam. Mas eu fui. Paguei pra ver, e valeu a pena. Uma pequena cidade perdida na Colombia, de dificil acesso. Deste Santa Marta pegamos um onibus ate Boscoña (15mil pesos e quase 3 horas de viagem), de la uma va ate Talaigua (no meio do trajeto eh necessario cruzar o rio numa pequana embarcacao (40mil pesos e quase 5 horas de viagem) e depois um taxi ate Mompox (incluido nos 40mil pagos pela van). Existe a possibilidade de chegar ate la apartir de Mangangues tambem. A estrada eh linda. Fazendas, muito verde, o rio invadindo as propriedades. Muitos passaros. Lama. Gados pastando, cada um com o seu passaro do lado (acho que eles se alimentam de algum parasita dos bois). Musica colombiana tocando, e a sensacao de estar indo para o meio do nada. Mompox eh uma pequena cidade colonial, com ruas alagadas, pouca gente transitando e um rio delicioso correndo ao seu redor. Ideal para descansar, percorrer suas ruelas coloridas e velhas. Pra quem gosta de prata, perfeito para comprar. Milhoes de artesaos nas ljas, é possivel ve-los confeccionar suas pecas. Queria aprender, mas o sr (nao lembro o nome) me disse que precisaria pelo menos um mes para aprender o basico, vai ficar pra proxima. Abordamos uns pescadores que estavam na beira do rio pertod e suas canoas, quanto nos cobrava por um passeio de cano. 5 mil pesos (os tours cobram 20 mil). E fomos. Uma canoa que vai invadindo a cidade vizinha - pequeno povoado - invadida por agua. Nas ruas nao passam carros, so barcos, as pessoas caminham pelas ruas com a agua no joelho, as vezes na cintura. Nao ha o que fazer. Istoa contece todos os anos, de maio a novembro, durante a temporada de chuva. Quando cruzamos uma canoa que transportava os moradores do local, uma senhora falou é bom que voces vejam como padecemos neste lugar, e o governo nao faz nada". E fiquei me perguntando: O que se ha de fazer?? Desviar o curso dos rios? Eles escolheram morar ali, e nao eh novidade que a chuva cai e o nivel do rio sobe. Eu sei que eh sofrida, mas quem esta no lugar errado?










Um comentário:

Paurílio disse...

Incrível! Seis meses dentro d'água! Essa gente já deve estar bem adaptada, assim como os venezianos.