domingo, setembro 12, 2010

Leticia - Colombia


Pronto, esta aqui sua liberdade! Foi isso que ele me disse com os olhos depois de prender a pena no meu filtro dos sonhos.
Leticia, sul da Colombia, amazonia. Destino famoso entre os viajantes que pretendem ir ou vir do Peru, atraves de Iquitos ou do Brasil, atraves de Tabatinga/Manaus. A cidade foi incluida no meu roteiro, pois o trecho mais viavel para Londres era partindo de Manaus. Leticia seria entao o melhor roteiro para chegar ate la. Mais uma vez a confirmacao de que fronteira é so coisa de mapa. Voce nao sabe onde comeca o Brasil e onde termina a Colombia. A maioria das pessoas, em ambas as cidades, falam e compreendem portugues e espanhol e nos estabelecimentos comerciais se pode pagar com real ou peso colombiano (aproximadamente a mesma cotacao com relacao ao dollar). A cidade Brasileira que faz fronteira com a Colombia atraves de Leticia é Tabatinga, que esta a 4 dias de barco de Manaus.

Pensei em fazer um tour pela selva, mas os precos elevados me fizeram desisir. Entao, so me restou aproveitar aqueles dias comigo, ja que que enfim estava completamente so. Assim foi. Sensacao gostosa. Leveza. Paz...

Naquele dia de intenso calor, almocei e fui sentar-me no banco da praca, em busca de um pouco de brisa aproveitando a sombra da árvore. Derrepente percebo que perto de mim, um artesao - cujo nome descobri depois ser Fernando - comecava a fazer um filtro dos sonhos, este artefato tao especial para mim e que entitula o meu blog. Foi imediata a minha reacao: Puedo solamente mirarlo hacer este trapa suenos? E com a expressao fechada, ele somente levantou os olhos e balancou a cabeca significando um sim (ou talvez um "é né, fazer o que..."). Permaneci ali, quieta, por que realmente so queria observá-lo para poder aprender. Aos poucos Fernando foi suavizando sua expressao pesada, comecamos a trocar algumas palavras e derrepente ele me diz:
-Toma, agora é voce que vai fazer.
- Eu?
-Sim, nao queres aprender?
-Claro! - E um sorriso imenso acompanhou o meu sim.

Como um bom mestre, me deixou livre fazendo e de vez em quando dava uma espiadinha para checar se estava seguindo coretamente as orientacoes, e me dizia "isso, perfecto, muy bien nena". Licao numero dois: Ir, no dia seguinte, ao parque Santander buscar plumas para prender no meu trapa suenos. E la eu fui, como boa aluna que sou. Que delicia buscar penas no parque santander numa manha de sol!! Sao centenas e centenas de passaros no parque, que fazem um ruído ensurdecedor. A quantidade de penas no chao se aproxima da quantidade de grama. Sao centenas! Cinzas, Azuis, Verdes, Amarelas, Brancas...Tato e Fernando estavam tao empolgados em me ensinar seus oficios que me encantava este senso de compartilhar. E nao compartilhavam so seus conhecimentos. Mas suas experiencias de vida, suas nocoes de mundo, as frutas que compravam na feira, seu material de trabalho, seus sorrisos, suas alegrias de viver. Quando terminei de fazer meu filtro dos sonhos, sem saber como retribuir o que aprendera e me fizera tao bem, com meu senso capitalista, perguntei: "Posso te regalar algum dinheiro para compensar o material?". Aquilo soou tao absurdo para ele, mas com leveza me disse: "Nao Nena, depois voce me compra algo e esta tudo bem."
Eu tinha ido na feira comprar limao e mel, mas o limao estava extremamente caro e nao o comprei. No dia seguinte, quando voltei a mesma praca para encontra-los, la estavam 3 limoes, esperando por mim. "Quer aprender a fazer uma pulseira?" "Vou te ensinar um tecido mais dificil". "Venha, vou te ensinar o basico para trabalhar com arame, e depois voce vai criando" "Voce tem que se concentrar no que esta fazendo, ir com calma. Se voce fica aborrecida, com pressa de terminar, toda esta energia ficará armazenada ali na peca que voce fez, e isso nao é legal".
Esses tres dias com Tato e Fernando me ensinaram tantas coisas. Muito alem de algumas pecas de artesanato. Conversavamos sobre as viagens. Dividindo experiencias de vida. O contato com as pessoas. O senso de dividir o pouco, muito pouco que tem. O que vem a ser essencial. O desapego...
Mas o momento que eu fotografei foi quando terminei o meu primeiro filtro dos sonhos, lo entreguei para que ele prendesse a pena e ao terminar ele me disse sorrindo: Pronto, voce o fez! E com os olhos completou dizendo: Aqui esta sua liberdade....

6 comentários:

Mathaus disse...

deve ser dificil de fazer o filtro do sonho, que bom q Fernando te ensinou!! :)

Ira disse...

Cinthia:

O endereço do teu blog foi linkado entre os "favoritos" para que eu pudesse acessá-lo de vez em quando. Claro, só fiz isso porque estavas viajando com minha filha (Isadora) mas, gostei tanto do que vi e li que ele ficou.
Gosto muito do jeito que escreves e, às vezes, consegues me comover tanto que meus olhos se enchem de lágrimas como agora, quando li sobre o artesão te ensinando a fazer um "filtro dos sonhos" e sobre tua viagem pelo rio.
Passas para mim a sensação de sinceridade e penso já te conhecer um pouco através do que leio.
Boa sorte por onde andares.
Abraço.
Iracema

Anônimo disse...

Cai de paraquedas aqui e curti a sua história...
obrigado

Unknown disse...

Muito legal a sua história! Eu estava buscando informações de Tabatinga e Letícia, pois penso em fazer uma trip passando por esses lugares e caí na sua história, ela me fez relembrar diversas outras viagens minhas aonde aprendi muitas coisas com nativos. Foi muito bom ler a sua história e relembrar diversos sentimentos e experiências que tive em outras viagens.

Maurício disse...

Bela estória. Estarei lá na semana que vem, vou procurar o Fernando e lembrá-lo de você. :-)

Anônimo disse...

eu morro na porra dessa cidade!!!!!!