terça-feira, julho 27, 2010

To no Caribe baby! Cartagena - Colombia

A medida do frio neste itinerario eh a quantidade e espessura dos cobertores. Lembro bem e La Paz. Se ja sentia frio quando cheguei, depois de ver aquela quantidade de edredons, gelou-me a espinha so de imaginar o frio que me esperava. À medida que se vai subindo no mapa, isso vai melhorando, eh como estar fugindo do frio. Claro, estou me aproximando da linha do Equador. Chegando em Quito, tempo louco - pelo menos nos dias que estive là. Uma cidade metade inverno, metade verao. Cheguei no hemisferio norte!!! E continuo subindo...Calor infernal no Caribe. Agora a pergunta deixa de ser " hay ducha caliente" e passa a ser "tem ventilador?" (ainda nao aprendi a perguntar isso em espanhol). o vento nao passa por aqui. A brisa do mar eh timida. Mar este que me decepcionou um pouco. Pode ser que o tempo nublado nao tenha ajuddo. Areia cinza. Mar com cor de caldo de cana. E muitos preidios ao redor. Mas a cidade eh bem agradavel. engracado que as pessoas aqui tem a mania de tratar âs outras como mami, ou mamita. E falam o tempo inteiro " a la orden". Falam assim, de graca, como se tivessem um radar que ao detectar uma pessoa, dispara esta frase, uma especie de "Às orens" ou "pois nao...". O assedio dos vendedores me lembrou um pouco Salvador. Alias reconheci aqui na Colombia muitas semelhancas com a minha terra. O calor. Os tambores tocados nas pracas. O modo de vestir. As trancas nos cabelos das negras. A forma de comer. Tao facil encontrar feijao agora (mas nenhum supera o de dona Mirian). Farinha e pimenta? Nao...ai seria demais. Em ali pude comprar siriguela na rua (com um outro nome bem parecido). Encontrei pitomba aqui tambem. O almoco eh servido com banana da terra frita. Mas aqui, no norte da colombia, parece ser o espanhol mais dificil de entender. Elels falam extremamente rapido, cortam algumas palavras e falam ritimado. Mas eh isso....a viagem vai abracando outro cenario. Cheguei no verao. O calor muda muita coisa....Karin, adeus cabelo liso




2 comentários:

Anônimo disse...

Também quero com molho de malagueta. Beijinho Tia Tania.

Paurílio disse...

E aí? Vc provou esse prato? Nós aprendemos com eles ou eles conosco? Feijão branco, bife, arroz - tudo de bom, idêntico ao nosso.