terça-feira, julho 27, 2010

O Portunhol...



Se alguem te diz "Tiene agua de panela con limon para beber". O que voce imagina? Eu, na minha santa ignorancia, pensei que fosse uma especie de limonada preparada com agua fervida (para justificar o "panela"). Mas depois, com o meu portunhol descobri que panela eh um bolo duro, marrom e doce feito com cana. Ou seja, rapadura! Sim, claro! A àgua de panela tinha sabor de acucar mascavo.

Falando em portunhol, nao posso esquecer de dona Mercedes, de Baños - Equador. Eu amo dona Mercedes!!! Quando nos encontrou pela segunda vez perguntou de onde eramos, e quando dissemos que eramos brasileiras ela ficou surpresa. "Pensei que fossem da Espanha, falam tao bem espanhol". Aaahahhhhhhhh!!!! È claro que eu acreditei, apesar de ter plena conviccao de que falo como indio quando preciso conjugar verbo (Isso acaba de ser confirmado pelo tico que trabalha aqui no albergue...hehe). Eu uso pronomes masculinos em substantivos femininos e muitas coisas do tipo. Eu queria ser uma espanhola mesmo para me ouvir falando portunhol, deve ser uma comedia! mas vou sobrevivendo por aqui. Aprendo uma palavra nova a cada dia. A palavra de hoje foi servilheta (finalmente consegui decorar como fala guardanapo em espanhol. Na rodoviaria a caminho de Cali, queria guardanapo e pedi tenedores-talher).

Ter ganhado de Leo "El principito" de presente foi muito bom. Pois, alem de linda a historia, me ajuda a entender como se escrevem algumas palavras e como se conjugam alguns verbos. To ate fazendo um glossario com as palavras que aprendi na viagem. Por enquanto ele està assim:

Aburrida (Aprendi com Dani, em Lima...sempre preocupado achando que eu estava chateada)-Desayuno-Temprano-Ayer-Olvidar-Alquilar-Arreglar-Chevere (a palavra que mais gostei)-Todavia-Despacio (lendo as placas na rua)-Papa (essa quem foi a Bolivia nao esquece)-Yuca-Frijoles (tive que aprender a pedir feijao!!)-Hasta-Cenna-Empezar-Quedar-Platano-Piña-Fresa-Ventana-Perro-Bajar-Regalo-Huevos-Estrañar (estraño Tobby, Dona Miria, Seu Medra...)-Peligroso-Peresoza-Postres-Licuadora-Falda-Gafas de Sol-Chompas-Semilla-Delgado (Essa eu aprendi com uma velhina indo pra Rurrenabaque, quando fui ajuda-la a lacrar uma caixa com um durex-Scott- muy delgaldito)-Blando-Puesta del Sol (Aprendi com Iuri, o russo da isla del sol que reencontrei em Mancora)-Lleno-Nadie-Arete-Carretera (Aprendi com o motorista, indo para a aldeia indigena em Sucre-Bolivia)-Rodilla (gracias Isa)-Espalda (gracias Isa)-Guantes-Olvidar-Enchufe-Invitar-Galletas

4 comentários:

Mathaus disse...

AHAHAHAH, então experimente tomando limonada quente da panela!

Ewerton Soares disse...

eu vou fazer um capítulo assim também O PORTUÑHOL!!!

tem algumas palavras que são inc´riveis mesmo.. eu deveria ter aprendido mais coisas. mas voltei pro Brasil com vontade de aprender todas elas.

o meu nem era portunhol, ainda era português, ai eu ia substituindo o que aprendia...
acabei aprendendo algumas várias coisinhas também...rsrsr

Calle era estranho de se falar
Iglesia era mais fácil
Buenos dias falava até pras pedras inkas
Tranquilo e adelante senhorita eu não paro de falar até hoje.

Papas fritas e pollo eu ainda como por aqui, mas é claro que com feijão...
tudo de bom pra vocêssssssssss
sou fã de vocês, vcs nem imaginam.

abraços brasilenhos.

Ana disse...

cade voceeeee??

Ewerton Soares disse...

Por onde andas......