quinta-feira, janeiro 15, 2015

11-01-15 - Eh a caminhada, nao o ponto de chegada.




As catadoras de folha de cha tem a pele negra, marcadas pelo sol e pelo tempo. Magricelas, elas exibem seus raros dentes quando esbocam um sorriso ao passer por nos. Nao da pra precisar bem a idade, mas todas parecem acima dos 40. Elas nos olham com curiosidade e tecem entre si comentarios em seu idioma, o qual nao podemos entender. A caminhada ao redor do vale para chegarmos no pequeno templo em construcao no alto da montanha a frente nos revela pequenas cachoeiras, riachos, pes de manga e goiaba e arvores decepadas, o que eh triste de ver. Cabras pastando, flores que me lembram minha infancia e muito verde ao redor. Vagens estourando em seus galhos, de tao secas sonam como os fogos de artificio da floresta. Do templo se avista mais um vale, algumas lagoas distantes e mais uma sucessao de montanhas. 








 O templo em construcao





 Flores da minha infancia. Usadas para dar cor as comidinhas de areia.

 As vagens estourando e fazendo cancao no meio da mata

Flores da minha infancia.Bem-me-quer-mal-me-quer.


No retorno pra casa, mais uma aproximacao com a comunidade. Roupas secando ao sol escaldante, musica alta com uma voz feminina estridente, criancas de olhos iluminados brincam na praca. Sao tres horas da tarde eh domingo, pa-pa-pa!! Paramos para cumprimentar Mackrishna e em questoes de segundos ja havia um aglomerado de meninos ao nosso redor. Mulheres com sorrisos e roupas de cores vibrantes, criancas de olhos negros, todos com o olhar curioso juntavam-se ao nosso redor como se estivessem esperando algum acontecimento…estavamos apenas de passagem. A arvore no centro da vila merecia horas de contemplacao. Imponente, expandida, feliz!! Ao notarem que eu a contemplava, as criancas comecaram a fazer estripiulias em seus galhos. Um cachorro magricela comeca a nos seguir e eh preciso que Udhayan o espante, pois meu coracao eh mole demais, e ja estavamos amigos intimos. Deu vontade de voltar la com nossos brinquedos pra interagir com a criancada…



 Ainda nao consegui comer uma jaca, apesar de ver tantas por aqui

 Essa arvore eh arrepiante!!! Tao imponente!! Tao forte! Tao inspiradora!!


 Udhayan e suas cabritas

Nenhum comentário: