segunda-feira, maio 07, 2007

Remexendo umas fotos aqui no PC - em função da incapacidade de dormir que me tomou esta noite - me deparei com uma questão intrigante: é mais gostoso se alegrar com o inesperado ou com o desejo satisfeito? O que me remeteu a isso foram duas fotos de comemoração de aniversário em diferentes épocas, diferentes lugares, com diferentes companhias. Uma delas, que constitui-se uma surpresa, é representada por um bolo de chocolate. E a outra, não menos surpresa, é representada por um bolo de jaca que apareceu como um presente dos deuses para matar a minha vontade de comer jaca, que nascera há dias durante uma trilha.
Quando desejamos demais corremos o risco de nos decepcionar, pois idealizamos, criamos expectativas, o que fatalmente pode nos levar à decepção. A surpresa não. É quase sempre bem vinda, não precisa se encaixar em nenhum rótulo, a qualquer hora que acontece nos arranca um sorriso. Mas viver sem desejar é pessimo! Sem ter os desejos satisfeitos então, pior ainda. No livro que estou lendo, sobre a doutrina de Buda, descobri que devemos nos abster de todos os desejos. Deve ser dificil alcançar este estado de evolução, a não ser que este todo não englobe tudo que eu penso englobar.
Por que se não, o que faria eu do meu desejo de andar descalça. De saltar de paraquedas. De chupar melancia gelada. De tomar banho de cachoeira. De receber um abraço. De ter retribuído um sorriso. De ver ir embora medos e confusões. De tomar sorvete com batata frita. De ter por perto os amigos. O que faria eu do meu desejo de felicidade eterna. De alcançar a flexibilidade necessária. De me queimar no fogo sem arder. De matar a saudade.
Desejo satisfeito e surpresa agradável provocam em mim felicidades iguais. O bolo de chocolate foi temperado com a presença de amigos queridos. O de jaca com o entusiasmo de novas amizades. No de chocolate havia a alegria contagiante de pessoas. No de jaca a magia de um lugar iluminado. Chocolate, calor. Jaca, frio. Chocolate momento yang. Jaca, yin. Hummm....senti agora um sabor indescritível de jaca achocolatada!!!




2 comentários:

Anônimo disse...

Cínthia,

É incrível como as vezes você posta coisas que muito me dizem. Esse foi um exemplo claro. Saka só:


Mas o que será mais interessante? A surpresa ou o alcançe de algo desejado. Eu não sei a resposta ainda, mas tenho a leve impressão que gosto dos dois.Engraçado que aconteçeu comigo as duas coisas ao mesmo tempo. Dá pra acreditar? Vc deve estar sem entender nada. Bom, deixa eu contar:

Eu sempre quis receber uma festa surpresa de aniversário. Não aquela que a família diz ser surpresa mas que no fundo todo ano vc sabe que vai ter. Queria uma de verdade. E não é que ela veio de surpresa??? Na sexta anterior ao meu aniversário, eu acordei mais tarde (agora eu sei que foi intuição), e fui de carro para o trabalho. Quando eu entrei na minha sala de trabalho simplesmente praticamente toda a ELEKEIROZ estava "espremida" lá com um café da manhã que era tão grande que parecia aqueles "banquetes" que fazem no meio da rua das vilas dos bairros. Aquele parabéns ensurdecedor, o nó na gargante, o brilho nos olhos e a incredulidade ao perceber que um desejo meu estava acontecendo assim, meio que de surpresa. E não é que ainda me pediram discurso? Não deu! Resolvi fazer o discurso simplesmente através do abraço que dei em cada um que ali estava. Demorou! Mas com certeza, dessa forma, eu consegui falar muito mais do que qualquer palavra que o nó instalado na minha garganta me permitisse emitir.

Por isso é que eu digo, cada qual no seu momento. As vezes a surpresa não tem preço, mas tem horas que alcançar algo desejado significa atingir o ápiçe da montanha quando parecia que não se tinha mais forças. Mas, por enquanto, só posso concluir que o bom mesmo é quando o desejo vem assim: de surpresa. rsrsrsr

Bjos e boa noite.

Ci disse...

Olha o tamanho da minha mão na foto do bolo de jaca!!!! hehehe