terça-feira, maio 22, 2007

Vovô Juvenal

Enquanto espero o meu horário de fazer a unha, vou escrever. Tenho uma hora para fazê-lo, parece-me muito tempo, mas...


Lembrei hoje do meu avô. Ele está com 93 anos (+ ou - 3 anos) e perdendo gradativamente a lucidez. Outro dia cheguei na sua casa e ele, sentado na sua cama, perguntava-me desesperado que horas iríamos levá-lo de volta para a casa, por que ele não queria mais ficar lá, na igreja batista. Quando chego lá e vou cumprimentá-lo, por não enxergar, ao ouvir minha voz e desconfiar que sou eu, ele pergunta: Você é a estudante? (Olha o estígma que fiquei. Eu já sou engenheira vô!!). Ele não lembra mais de nada. Onde está, o que acabou de comer, com quem estava falando. Alguns momentos de lucidez passeiam pelo seu dia, mas são raros. Da ultima vez que estive lá ele estava em plena forma. Relatou-me o seu acidente, o equivoco do médico, que não deveria tê-lo cortado a perna, o aprendizado do seu ofício de sapateiro, a sua experiência no corpo de bombeiros, os conselhos que eram dados a minha vó, para "largar o inválido". Disse-me que se eu tivesse estudado para ser dentista ele iria discutir comigo, pois este é um campo que ele conhece com muita propriedade. Ele sempre sonhou ems er dentista! Momentos de lucidez excessiva como este que experimentei têm sido realmente muito raros. Constantemente no meio de uma conversa ele pára pergunta para onde estamos o levando. Tem uns meninos com os quais ele sempre conversa. Meninos estes que só ele enxerga. O papo outro dia girava em torno de carne de onça, que ele afirmava nunca ter comido e que nunca iria comer...Mas o mais engraçado de tudo - o que exatamente estava lembrando hoje cedo - é a cobrança dele para que nós o levemos a um médico de esquecimento. No meio da conversa ele pára (talvez por perder o fio da meada) e diz: "Ô meu deus, eu ja pedi pra esse povo me levar num médico de esquecimento". O mais curioso de tudo, é que a necessidade de ir ao médico de esquecimento é para que o tal médico possa receitá-lo um remédio que o seu amigo usa e o indicou há mais de 30 anos, chama-se NEUROBIOL, este nome ele nunca esquece, nem quando está na tal "igreja batista" ...

Um comentário:

Unknown disse...

Pois, é "Sanganga".
Estava revendo sua fala e matando a "saudade" de Papai. Há um ano que êle se foi para outro Plano. Deixou fortes e boas marcas em todos nós.
Amo você Filhona. DEUS a abençoe!
Beijos,
Israel Medrado