sexta-feira, junho 25, 2010

Passeio preguicoso em Cusco

Nando Reis cantou uma vez que o segundo sol viria para realinhar as orbitas dos planetas. Meu segundo sol em Cusco foi o Dr Ilya E. Gomon, quiroprata canadense que realinhou toda a minha coluna, detonada pela mochila e postura inadequada nas longas viagens de onibus. As duas primeiras secoes ja me aliviaram bastante. Ainda faltam duas. Torce daqui, torce dali e ja esta quase tudo no lugar. Mas em parte, esta tal dor de coluna que irradiava para a perna direita - consequencia da compressao do nervo em funcao do deslocamento das vertebras, nada grave - me rendeu um bom passeio preguicoso em Cusco, acho que estou comecando a gostar desta modalidade de turismo. Com as proximidades do Inti rayme, a cidade toda ja está em festa. Um colorido deslumbrante e vários grupos, sobretudo de criancas, desfilando como num carnaval, com suas dancas peculiares.

O roteiro ja estava tracado. Igrejas, museus, monasterio, mercado municipal...O grande erro - ou talvez o maior acerto - foi ter comecado o tour independente pela Plaza San Blaz. Foi lá que conhecemos um grupo de malabaristas chilenos, peruanos , argentinos e colombianos dinamizando a praca com seus treinos nas mais diversas modalidades. Perguntei a um deles ha quanto tempo havia chegado em Cusco. "pouco tempo, apenas uma semana". Eu ainda me surpreendo com essas diferencas de referencial. Na minha viagem, que eu julgava longa, se fico 5 dias em uma unica cidade, ja considero muito tempo. Melhor ainda foi ouvir o outro falar que conhece o Brasil, mas so deu pra conhecer o nordeste, pois passou pouco tempo, um ano.

Almoco: Risoto de Quinua com queijo e file de alpaca (to ficando viciada nisto). E na Plaza das Armas, na linda Plaza das Armas, reencontro com Daniel. Peruano nascido na selva que nos deu o imenso prazer da companhia sentados na praca aproveitando os raios de sol e dando boas risadas. Algumas dicas para chegar a Iquitos, o que nos levou a concluir que teriamos que descartá-lo do roteiro, pois, ja que nao poderiamos pagar os cerca de 120 dolares nos trechos aereos partindo de Lima, teríamos que dispor de 4 dias de viagem com trechos de barco e onibus, apenas para chegar lá. Experimentamos o tomalito, uma comida tipica daqui que parece uma pamonha. Feita também de milho, recheado com um molhinho apimentado com cebola, quinua e azeitona. sensacional! (to ficando viciada nisto também).

Querosene nao foi possivel comprar. Entao, o reencontro malabaristico a noite foi sem o calor do fogo. Mas valeu a troca. O aprendizado de novos truques, novas modalidades, novos movimentos, ou simplismente por conhecer um pouquinho mais a história de outros com referencias tao diferentes.

E assim se vai mais um dia em Cusco. Umbigo do mundo. Cidade que realmente te faz pensar que uma semana é pouco demais para experimentá-la.






Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia sobrinha! Sinto sua falta.
Também me falta un quiroprata rsrs, a emoção que vivo cada dia contigo é demais. Continue assim desbravadora.Deus te abençoe!
Tia Tânia