sábado, junho 05, 2010

Se voce tem problemas cardiacos, nao và!





Eu nao me lembro como foi que cheguei aqui em cima. Aqui tao alto! HA quase duas horas eu so faco descer e continuo nas nuvens. Se digo "Paredao do lado e precipicio do outro", isso te parece familiar? Mas nao, a paisagem nunca eh igual. Eh nas nuvens, literalmente nas nuvens que estou agora. Nao se ve nada ao redor. De repente, o tempo se abre e, MEU DEUS! Nao sei se extase ou pavor. Eh contornando o estreito espaco das montanhas, descendo la do alto, que se vai de La Paz a Rurrenabaque. Eh tanta montanha, que isto aqui se torna um carcere de nuvens, elas ficam presas na cordilheira e por isso nos da a impressao de estar no ceu. O primeiro trecho eh na estrada da morte - E nao eh a toa que tem este nome. A vegetacao vai mudando, mais verde, mais umida. Lembro de ter visto esta estrada em algum e-mail e ca estou eu, doando 20 horas do meu dia para este processo incrivelmente perigoso (nem precisa ressaltar que as 20 horas da viagem ocorreram em um onibus sem banheiro). Quem tem problemas cardiacos fica proibido de trafegar aqui, a nao ser que use uma venda nos olhos. Parece que so cabe um, mas inacreditavelmente, contrariando as leis da fisica, dois corpos, ou melhor, dois veiculos ocupam o mesmo olugar ao mesmo tempo. Eh realmente inacreditavel. Os veiculos vem buzinando nas curvas, e se, quase bate no paredao, de tao estreita a pista, ele da re e tenta outra vez. Voces nao imaginam o que eh da rè em um ¨S¨. Ha àgua escorrendo pelas montanhas, para encontrar o rio que corre pelo vale formado por elas. Impressionantes casas cravadas no meio da montanha, aparentemente inacessiveis. Diversao em Rurrenabaque? O caminho para là eh uma aventura a parte. Eu ria, ria, ria...ria a ponto de chorar. Acho que de nervoso ate. Eh mais adrenalina que uma montanha russa (Eh, a montanha boliviana eh pior!!!!). E eis que surge uma cidade no meio do nada. Um pouco menos nada que o local onde se encontravam as casas que vi atras. Eu queria entrar numa casa boliviana, para ver como eh - derrepente me ocorreu. Acho que chegamos no chao. O rio que via do alto agora corre do meu lado. 18:16, o pneu fura. A noite cai, nao posso mai9s ver onde estou. Acho que agora da pra dormir...

Um comentário:

Paurílio disse...

Estrada da Morte? Pelo que vc escreve, sei lá se existe mesmo outro nome para esse caminho? Parece que eu já lhe disse, neste seu blog, que vc sairia dessa aventura diferente do modo como entrou - contato com Deus constantemente, perigos, surpresas, ônibus sem WC, frio demais, calor sufocante, belezas extasiantes... Diante do inusitado, das surpresas, ficamos mais ágeis, temos que pensar rápido para sair de um sufoco momentâneo mas que às vezes nos oferece risco; tudo isso nos transforma, nos faz mais experientes, nos ensina a decidir até com urgência diante de uma situação que nos exija tal comportamento. Para vc, aí, viver situações várias é grande aprendizado. Agora só vou lhe chamar de doutora.

Um abração dos seus recifenses