quinta-feira, maio 20, 2010

As empresas de transporte rodoviario da Bolivia tem um grande defeito. Nao vou discutir aqui as condicoes dos onibus, sempre velhos, quebrados, sujos e apertados (projetados para os Bolivianos baixinhos, claro). Mas acho que no ato da venda das passgens deveria ser fornecido ao passageiro uma bexiga extra ou pinico ou uma sonda. Ou simplismente uma recomendacao de nao consumir nenhum tipo de liquido nas 24 horas que antecedem a viagem. Meu Deus, nao tem condicoes de viajar 6, 13 ou vinte e tantas horas num onibus sem banheiro, em uma estrada que nao tem uma moita sequer. Na estrada, nada de um lado, nada do outro, algumas llamas pastando e umas montanhas bem longe, ao redor. Maldita coca cola que tomei antes de pegar o onibus. Senor, hay un bano cerca de aqui? (pondo em pratica o portunhol). No, no hay. Pensei, vou esperar anoitecer, mas ainda erm 15:30, e o sol brilhava mais que o sorriso do pequeno principe. Que inveja eu senti das tholas naquele momento. Eu sei que nestas horas nao se deve ter vergonha, mas se estivesse com uma daquelas saias o meu problema ja estaria resolvido. Eu, por causa do frio previsto para Uyuni, visto uma calca de sarja e duas meias segunda pele. Na verdade, como uma delas eh sinza, poderi se confundir com a minha propria pele, dado o grau de ressecamento em que ela se encontra. Na verdade, eu espero que este frio chegue mesmo, porque agora faz um calor infernal! A estrada eh toa de brita. Voce imagina o que eh estar com a bexiga quase transbordando em um onibus sem banheiro chacoalhando, dando a sensacao de que ligaram um liquidificador dentro de voce num calor infernal e voce cheia de roupa esperando um frio que nao chega.

Senhores editores de guias de viagem para Bolivia, favor incluir em suas recomendacoes nao consumir liquido pelo menos nas 24 horas que antecedem a viagem de onibus, ou, caso este consumo seja essencial, viagem de saia.

Desfecho da historia? Atras do onibus, numa estrada sem moita, antes do anoitecer.

5 comentários:

Anônimo disse...

Amiga,
Estou acompanhando cada dia da sua fantástica viagem pelo muno a fora, apesar de só hoje decidir enviar comentários.
Voltaei ao trabalho e ficar sem o meu Isaac o dia todo é pior do que ficar sem mijar num ônibus chaqualhando...(alias, se eu teria feito xixi nas calças, não aguento ficar apertada, sou mijona, mesmo!)
Ler o seu Blog(futuro livro, OBA!!!) todos os dias, me consolam a saudade do meu BB.
Beijos de Véu e Isaaquinho.

Anônimo disse...

Certamente a idéia é essa mesma que vc lança - durante a viagem não beber líquido nenhum, tendo em vista a dificuldade de se tirar água do joelho. Será que os nativos da região têm essa precaução, quando fazem essa viagem? Incrível! Mas aí vc pode ficar desidratada. Muito cuidado.
Abração

Paurílio

Mathaus disse...

Prima, nao bebe mt agua nao... bebe um pouco só... kkkkkkkkkkkkk
os transportes bolivianos do q aqui no Brasil! imagina!! rs

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.... vc sempre alegra os meus dias!!!!!
Que absurdo viajar por tantas horas sem banheiro!!!!! Em relacao ao frio... eh bem melhor ficar esperando o frio chegar do que encara-lo!!!! Eu espero que vc continue nessa espera!!! rsrsrsrs
I love You!!!!!

Unknown disse...

Incrível suas descrições! Parece que estou viajando junto com vc! Ainda bem que não estou, pq não ia aguentar segurar o xixi!! kkkkk