sábado, maio 29, 2010

Voltando do Atacama - CHILE


Foto do Licancabur, tirada de dentro do carro.

Eu nao saberia dizer se era o ceu ou o proprio solo.. Era uma mistura de branco, azul, marrom, cinza, alaranjado e um vermelho sutil. No ceu, agora ha nuvens. Ainda nao as tinha visto no Atacama. Uma casa perdida no meio do nada. Blocos de neve no meio da estrada, apesar do sol. Avista-se tambèm o Licancabur. Vulcao que esta metade no Chile, metade na Bolivia. Deixo o Atacama sem ter conhecido a tal festa clandestina. Para alegria e sossego de S. Medra. Ja estou pensando no feijao que vou comer novamente em Uyuni, preparado @ moda mexicana, com ovos e legumos, servido com arroz. PAssamos dias pesquisando sobre como voltar do Atacama para a Bolivia. Ouvimos falar de um trem, que ja nao existe mais, eh apena transporte de carga. Cogitamos pegar um voo de Santiago direto para La Paz (Carissimo). Pensamos em ir de onibus de Calama ate là. MAs eh mais facil do que podiamos rever. Quando contrata-se o tour pelo salar de Uyuni, existe a opcao de nao retornar e seguir ate o Chile. A propria empresa se encarrega de fazer transfer. A gente troca de veiculo na fronteira. empre tem gente indo do Chile pra Uyuni e de Uyuni pro Chile. Muito facil A ida ja esta incluido no pacote do tour e a volta, pode er combinada com a agencia no Chile, saiu por U$30.00, a mais barata de todas as opcoes. Minhas roupas estao sujas, ainda nao deu tempo lavar. Meu nariz ainda sanga, muito mais pela manha.

A primeira vez foi de Ouro Preto pa Mariana, em Minas Geras. A seunda, de Porto Quijarro para Santa Crus, para Chegar a Bolivia. Talvez consiga pear o trem de Uyuni para Oruro (E consegui, por 40 bolivianos, trem extremamente confotvel, por 8 hora de viagem, vale a pena).

MEu deus, eh so ohar pro lado agora. MArrom escuro do Vulcao estampado com o branco alvo da neve que caiu!

4 comentários:

Anônimo disse...

O Atacama agora é nosso amigo. Seus olhos registraram as paisagens e vc as descreveu para nós com muitos detalhes, de um modo tão esclarecedor que, particularmente, eu me sentia lá, no frio, no calor, no areal escaldante. E sua máquina, manobrada com maestria, deteve tudo, materializando com as fotos aquilo que os seus olhos viram e o que o coração sentiu. Esperamos mais. Agora, viva La Paz!

Anônimo disse...

O comentário anterior é de Paurílio. Por um erro operacional meu nome não apareceu.

Paulo Alves disse...

Excelentes dicas. Sigo anotando-as.

Unknown disse...

Amiga, estou de olho em seu blog... fico impressionada como vc consegui achar tempo pra postar tantas coisas legais!!! Saudades!