domingo, maio 16, 2010

Chegando em Sucre

Sempre peca para olhar o onibus antes de comprar a passagem. È o que aqueles que pretendem viajar de onibus pela Bolivia mais escutam. Acabo de constatar que esta recomedacao è va (nao acho o til neste teclado, nem o cedilha...rs), por que existem duas opcoes: Se voce vir o onibus vc nao vai querer viajar ou se te mostrarem um onibus, com certeza nao è naquele que voce vai viajar. È fantastico chegar na estacao de onibus de Santa Cruz, as pessoas ficam gritando o tempo inteiro como se fosse uma feira. TE abordam, te puxam. E quando voce pede pera ver o onibus eles te mostram fotos, ou diz que estao em manutencao. No nosso caso, vimos o onibus estacionado na rodoviaria làaaa bem longe. Mas enfim...de onibus mesmo, nao tenho pressa de chegar.

Outra coisa muito comum que se ouve quando se pretende viajar de onibus pela Bolivia è que sua viagem (no caso de Santa Cruz para Sucre) pode durar de 13 a 24 horas, nossa, eh uma precisao danada...rs.

Enfim, passagem comprada, e chegada a hora de viajar, caimos no conto do vigario! Onibus velho, sujo e apinhado de gente, na sua maioria, tholas. O onibus entupido de sacolas, um cheiro horrivel de cebola e de geladeira desligada e fechada por alguns dias....nossa!! As tholas parecem todas uma pessoa so. Baixinhas, um pouquinho gordas, cabelos pretos e compridos, sempre penteados com duas trancas, vestindo saias, meias, camisas de linha com um aventalzinho de dois bolsos (parecendo os modelos de vestido de vo Vanilda), umas mantas coloridas enroladas no pescoco, e chapeus. Algumas vezes carregando criancas nas costas. Alias, impressionate a tecnica que elas tem para amarrar as criancas nestas mantas e ergue-las para coloca-las nas costas.

Entrando no onibus semi cama, como nos foi vendido, constatamos que a poltrona so reclina 95 graus, no maximo e como o bagageiro ja estava apinhado de coisas (tenho ceteza que havia dentre elas cebola, por que o cheiro estava horrivel), tivemos que ir com a nossa bagagem no colo. O cumulo do conforto para uma viagem que poderia durar 13 ou 24 ou 32 ou nao sei quantas horas.

Aquele cheiro de geladeira...Chegando aqui em Sucre, constatei que è o cheiro dos Bolivianos mesmo, na verdade, da roupa deles. Parece cheiro de sabao feito em casa, com banha de animal, sem ser acrescido de nenhum aroma. Lembro de ja ter feito isso nas aulas de quimica organica da faculdade. Eh realmente um cheiro muito esquesito.

Estrada movimentada. Transito lento. Velocidade baixa. Pensei, Meu Deus, esta viagem vai ser de 32 horas...mas gracas a deus a viagem durou apenas 16 horas (O bom deste range de tempo de duracao de viagem eh que te faz acreditar que 16 horas num onibus lotado e fedorento eh rapido). Realmente uma experiencia antropologica fantastica, so nao sei se faria de novo...rs. Recomendo, mas deixo claras aqui as condicoes.

Penso que poderia ter aproveitado melhor a viagem se pudesse ver a paisagem. Chegou uma hora em que o onibus entrou num lugar que parecia uma mata. Estrada estreita, so arvore de um lado e do outro, algumas vezes com galhos batendo nas janelas. Depois, nos so podiamos ver copas de arvores do lado direito, o que indicava que estavamos na beira de algum precipicio, e um paredao de barro do outro. O onibus subia em circulos, ja tava ficando tonta. E as estrelas muito proximas das sombras das montanhas que se podia ver adiante. Ficava tentando imaginar a paisagem, nao preguei o olho um so minuto. Numa hora dessas o meu nariz nao entopo, minha rinite me deixou na mao e a minha noite foi aromatizada com o cheiro de geladeira.

Muitas curvas, muitos buracos, muita ladeira. Acho que inclusive a estrada era de terra. Ah, detalhe, onibus sem banheiro. Mas nada que faca falta para uma viagem de 13 horas ou 16 ou 24 ou 32...

Na parada para o jantar, meu deusssss. Eis aqui mais uma recomendacao que se ouve muito quando se pretende viajar de onibus pela Bolivia. Mas fico pensando, serà que realmente precisa avisar para nao comer num lugar daqueles? Pena que nao pude tirar uma foto.

Economizei U$ 50,00. Pois se fosse de aviao pela aerosur pagaria 60,00 pelo trecho que dura 35 minutos e paguei U$ 10,00 por um trecho que durou 16 h, ah, valeu a pena. Cheguei viva e minha bagagem nao extraviou. E Sucre eh uma cidade linda!


Esta internet aqui eh muito lenta, nao consigo colocar as fotos.

7 comentários:

Anônimo disse...

Nossa.... Senti um certo enjôo... rs...

Xanda.

Paulo Alves disse...

Oi Cinthia,

Fantástica a descrição da viagem de ônibus nesse trecho. Sempre que nos colocamos numa situação dessas, ponderamos se realmente vale pena passar tanto desconforto? Mas no final, na maioria das vezes, a experiência é compensatória. Se você tivesse ido de avião, não teria vivido. Não teria experimentado. Seria apenas mais uma viagem de avião.

Fiquei imaginando o odor. Você descreveu muito bem. E olha, temos uma coisa em comum. Os aromas sempre me marcam. Consigo lembrar dos lugares e reviver momentos só pelo olfato. Talvez seja pelo fato de nós termos rinite. :-). Só quem passa por crises de rinite sabe dar valor aos cheiros que esse mundo exala.

Siga avante com muita sorte na viagem.

Abraços.

Unknown disse...

Como vc eh boa nisso irma!!!!!
Enquanto lia, conseguia imaginar as cenas. Confesso ter chorado de rir com o cheriro de geladeira...so lembrei de min com a neorose de cheiro de cebola. Sei exatamente do que vc esta falando... ate me embrulha o estomago.

QUE AVENTURA!!!
Estou amadorando!!!

SAUDADES MIL!!!!

Unknown disse...

Oi Cinthia,

Apesar de estar começando tenho certeza será uma experiência inesquecível.
Siga em frente com a certeza que Deus está ao seu lado e nós aqui acompanhando sempre.
Beijo grande.

Mathaus disse...

Nossa prima, q onibus terrivel... imagino!

Anônimo disse...

Cinthia,

Eu não sabia desse seu blog. Mateus esteve aqui em casa e nos deu conhecimento. - Eu me senti nesse ônibus, com vc. Se vc fosse correspondente de algum jornal toda essa aventura merecia ser publicada. Gostei muito das informações sobre as tholas e adorei a vó Vanilda ter entrado nessa sua história (rsrs). Vc é muito espirituosa (eu não conhecia bem esse seu lado), foi arranjar um cheiro de geladeira para arrancar risadas de todos nós, é como se eu estivesse lá dentro tb cheirando o ar com vc. Estarei aceso na internet acompanhando seus passos. - Eu já disse a Mateus que ia lhe sugerir, no final do ano qdo todos nos reunirmos em PA, vc nos preste um relatório, com fotos, etc, etc, sobre suas aventuras. Estou gostando da sua coragem. Deus esteja com vc. Abração e beijos de todos nós.
Paurílio

Anônimo disse...

Cinthia,

Eu não sabia desse seu blog. Mateus esteve aqui em casa e nos deu conhecimento. - Eu me senti nesse ônibus, com vc. Se vc fosse correspondente de algum jornal toda essa aventura merecia ser publicada. Gostei muito das informações sobre as tholas e adorei a vó Vanilda ter entrado nessa sua história (rsrs). Vc é muito espirituosa (eu não conhecia bem esse seu lado), foi arranjar um cheiro de geladeira para arrancar risadas de todos nós, é como se eu estivesse lá dentro tb cheirando o ar com vc. Estarei aceso na internet acompanhando seus passos. - Eu já disse a Mateus que ia lhe sugerir, no final do ano qdo todos nos reunirmos em PA, vc nos preste um relatório, com fotos, etc, etc, sobre suas aventuras. Estou gostando da sua coragem. Deus esteja com vc. Abração e beijos de todos nós.
Paurílio