segunda-feira, maio 17, 2010

O Pequeno Principe







Com este cachecol amarrado no pescoco, me fez lembrar de `O pequeno principe`. Nao me lembro muito bem da historia em si, apesar de te-la relido ha pouco menos de um ano. Mas lembro que fala de amor e de cativar. Lembro tambèm que na capa da edicao que tenho, havia um desenho de um menino com algo amarelo pendurado no pescoco e foi esta imagem que enxerguei quando vi o Jorge, com o seu cachecol azul. E nao havia mais nada para enxergar nos rostos daquelas criancas, alèm do amor. Jorge e Nestor. Quando cheguei a vila eles estavam pastando ovelhas. Uma cena que vou guardar para sempre. As montanhas, o verde, o vento, o sol, a paz, a inocencia, a leveza, o amor... Mas, pensando bem, onde eles vivem, e com a vida que levam nao tem como ser diferente. Era um brilho nos olhos com um sorriso largo e amarelo.

Hoje fui visitar uma aldeia no altiplano chamada Juatun Yampara, onde vivem alguns agricultores . Eles vivem em casas espacadas entre si. As paisagens sao lindas. O caminho ate chegar là tira o folego. E a simplicidade com que vivem espanta. Imagino acordar todos os dias e enxergar o que eles enxergam. Respirar o ar que eles respiram. Nao sei se tenho esta capacidade de desacelerar, digo, nao sei se gostaria de morar....Tentamos visitar uma senhora de 82 anos, que vive sozinha numa casinha de taipa. Ela cuida das llamas, planta, ara a terra. E vive so, no meio do nada. Conhecemos uma familia linda. O proprio Jorge, Nestor, e esqueci o nome dos pais deles. Ela estava no tear. Ele a nos mostrar o lugar. A Isadora achou um pouco comercial, como se eles estivessem a praticar o que estavam a praticar apenas como demonstracao para nos, turistas. Mas mesmo assim, me encantou, eh um choque, uma sensacao boa. Comecei a fazer coisitas de capoeira pros meninos e eles gargalhavam. Lindo demais!! Eles tornaram-se eternamete responsavel por mim. Fui cativada. Vai ser dificil esquecer os sorrisos deles.

5 comentários:

Anônimo disse...

"O essencial é invisível aos olhos".

Xanda.

Anônimo disse...

Sobrinha,

Vc falou nos lhamas. Nessas suas andanças seria interessante se deixar fotografar com um deles, de preferência cavalgando o bichinho e nos informar sobre a utilidade deles: apenas é aproveitada a lã? substitui o cavalo, transportando as pessoas? e outras mais. - A idéia de guardar tudo em fotos é excelente. No fim vc vai publicar um big livro. - Abração
Paurílio

Anônimo disse...

Lindo, Amiga, Lindo...
As fotos, perfeitas, você linda como sempre!!!
Acho que eu gostaria de morar num lugar desses(será???) com meu Isaac, claro!
Beijos da sua Fã e de Isaaquinho.

Anônimo disse...

Gostei. Faltou montar no lhama.

Paurilio

Mathaus disse...

prima, ainda tenho um livro de "o pequeno principe" acredita?
aiai... na quarta, fui p ksa de tio paurilio e resolvi contar sobre vc nas viagens e até dei o site pra ele e to vendo q ele tb ta acompanhado vc!

vc é linda!! te amo tá?