segunda-feira, maio 24, 2010

Salve o sol do Atacama - CHILE







Eu nao sabia que gostava tanto do calor da Bahia. Depois do frio desumano do salar de Uyuni fui presenteada com o clima agradavel de Sao Pedro do Atacama - Chile. Talvez eu o considerasse demasiado frio, nao fosse a experiencia que tive com o clima hostil de Uyuni. Mas fiquei feliz! Tirei os casacos, senti o calor do sol, sem o vento gelado me cortando a face, contraindo todos os meus musculoss, congelando as minhas maos. A diferenca entre os dois paises eh sensivelmente notada logo que se atravessa a fronteira. Estrada pavimentada e sinalizada. O Atacama parece um reduto hippie perdido no meio do nada. Aqui, se ve uma mistura de cores. feicoes. Estilos. CAbelos. Roupas. Sorrisos. Sabores. O sandbord no meio do deserto foi frustrado, mas so ter ido ate la ja valeu a pena. Aqui pode-se alugar uma bicicleta (paga-se 5mil pesos pelo dia inteiro, equivalente a 20 reais) e passear pelo deserto. O destino de hoje foi o vale da morte. Dizem que tem este nome pois ha ausencia de qualquer forma de vida la. Eu vi muitos cachorros. Quem poderia imaginar que andar por entre o barro pode ser bonito?Pois sim, eh fascinante!! Um vale, cercado por montes de barro que parecem terem sido esculpidos. E quando se olha adiante, uma paisagem deslumbrante!!!Fiquei sem folego, nao somente pela paisagem, mas pelas pedaladas que ha muito nao praticava. Lembrei o tempo todo da mamae do ano, tetra-campea baiana de mountain bike.
Nem me importei tanto com o sandboard. Chegando la, tirei os sapatos, senti a areia - quente apenas na superficie - e senti o sol. Ai que saudade eu tinha de sentir o sol e o calor me contorando a pele! Pisar no chao! E contemplar uma paisagem que te tira os pes do chao e te faz lembra que Deus existe. Aias, ontem no tour para observacao dos astros, das poucas coisas que entendi o astronomo canadense dono do observatorio falar foi que, quando se estuda o universo e se depara com os misterios deste, eh mpossivel nao acreditar que Deus existe! Sei que poderia ter aproveitado melhor o tour se eu pudesse compreender melhor o ingles e se nao estivesse tao frio (sim, aqui tem sol para me arrancar sorrisos, mas, uma vez que eh deserto, o frio da noite tambem castiga. Castigar com o frio nao eh merito exclusivo de Uyuni). Milhoes de telescopios de onde se podiam observar bem de perto as estrelas e a lua. Tons verdes, amarelos ou vermelhos bem nitidos. Romantico? Nem um pouco! Nem um pouco! Num frio daqueles nao ha romantismo que sobreviva. Tenho uma bike alugada ate as 20:30, posso circular mais por ai...Dias felizes aqui no Chile, isto eh culpa do sol!

5 comentários:

Unknown disse...

Que bom que podemos inferir com as maravilhas da Natureza (uma das suas Criações) que DEUS o Grande Arquiteto do Universo - GADU, existe.

Anônimo disse...

Ci, quando li sobre o Atacama, fiquei feliz por ver vc inserida entre aqueles que mais visitam aquela região árida: fotógrafos, cientistas, MOCHILEIROS, etc, etc. Desfrute mesmo, querida, dessas maravilhas que Deus criou, sempre nos remetendo suas reportagens fotográficas. Nos meus aquivos no computador, abri uma pastinha somente para as suas fotos. Abração.

Paurílio

Mathaus disse...

DEUS é DEMAIS!! FOTOS BELAS!!

Unknown disse...

BELISSIMAS FOTOS IRMANA...

Ricardo Souza disse...

Cinthia,

Que lugar é esse. Nusss, Deus do Céu: tou começando a sentir vontade de "copiar" e "realizar" o seu roteiro um dia. hehehehheh

Bjos,

Ricardo.