segunda-feira, maio 31, 2010

Tenho aprendido...

Nem tudo que parece llama, eh llama! Existem as Alpacas e as vircunhas (nao sei como se escreve), pero solamente as llamas son domesticables.
Os judeus, podem comer queijo e podem comer carne (conforme definido em deutronomio, eu acho). Porem, sao proibidos de comer carne com queijo, como em um file a parmeggiana, ou em um cheese burguer, por exemplo. Yutan nao soube explicar por que.
Ontem, ultimo domingo de maio, foi dia das maes na Franca. Sendo assim, mais um feliz dia das mae pra D. Mirian, e pra todas a mamis da familia.
Na maioria das cidades Bolivianas, a primeira lingua que se aprende eh o queichua, depois na escola, se aprende o espanhol (pelo menos foi o que me disse o guia na Isla del Pescado)
Nunca chove no deserto do atacama, as nuvens passam alto demais.
Na maioria das cidades bolivianas nao existem paradas de onibus definidas. As pessoas simplismente gritam de dentro do microbus; barrar, barrar!! E o motorista para.
Aqui, o cafe eh servido de forma diferente, na maioria dos lugares. Tem-se um pequeno bule com cafe beeeeeem concentrado. Voce pinga umas 10 gotinhas e dilui com agua quente depois.
Quinua eh um cereal extremanete nutritivo, e juntamente com as papas, compoe a dieta basica dos bolivianos (parece arroz integral e eh uma delicia).
Patcha Mama (mae terra), parece ser a entidade mais ´adorada´aqui da regiao. Pelo menos eh da patcha mama que mais ouco falar, quando o assunto eh devocao.

2 comentários:

Paurílio disse...

Cultura, pura cultura. Essa menina é fabulosa mesmo. Que riqueza de conhecimentos vem à tona, enchendo-nos de informações importantes. Viagem inesquecível. Vai ficar na história dos Barbosa/Medrado.

Anônimo disse...

Ainda bem que vc faz esse diário de bordo, pra não esquecer de nada e nos enriquece tb, né? Estou me atualizando. Há muito não passava por aqui.... Saudade, amiga!

Xanda